De acordo com o boletim de acompanhamento do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná, a produção estimada de soja é de 15,3 milhões de toneladas na safra 2012/13. O número representa um crescimento de 41% em relação à temporada anterior que alcançou 10,8 milhões de toneladas.
Do mesmo modo, a área plantada também aumentou 5%, passando de 4,39 milhões de hectares na safra 2011/12 para 4,63 na produção atual. Além disso, os produtores paranaenses estão animados com os preços do grão com a saca de soja sendo negociada, em média, a R$ 59,00.
Já a colheita da soja está se iniciando no Paraná, e tende a se intensificar na segunda quinzena do mês de fevereiro e março. Em algumas regiões produtoras o percentual colhido é de 3,3%, no caso do Núcleo Regional de Toledo. Segundo o Deral, em todo o estado o número é de 1% da área total projetada.
Cerca de 92% das lavouras estão em boas condições, 7% têm desenvolvimento médio e 1% estão em condições ruins, conforme aponta o boletim. E as plantações semeadas, em torno de 55% em fase de frutificação, 24% em floração, 16% maturação e 5% em desenvolvimento vegetativo.
Ainda de acordo com a Secretaria, apesar das chuvas terem sido favoráveis no início do sem de janeiro, os últimos dias registraram o tempo mais seco e quente. No entanto, os produtores e técnicos acreditam que a safra da soja 2012/13 seja compensadora e apresentem um bom rendimento.
Fonte: Notícias Agrícolas – Fernanda Custódio -28/01/2013
Comentar