Uma variedade de soja transgênica com o ciclo precoce, resistente a doenças, com crescimento indeterminado e alto potencial produtivo. Trata-se da cultivar BRS 359RR lançada pela Embrapa Soja durante o Show Rural 2014 no dia 4 de fevereiro. Com um ciclo de 120 dias, a variedade favorece a semeadura antecipada da soja para o produtor que vai plantar o milho safrinha (2ª safra). “A grande vantagem da BRS 359RR é o encurtamento do ciclo e a alta produtividade”, explica Osmar Conte, pesquisador da Embrapa Soja.
Segundo ele, na comparação com outra variedade de soja, a BRS360 – lançada pela instituição no ano passado- por exemplo, a nova cultivar pode ser colhida com uma semana de antecedência. Além disso, no caso do primeiro tipo da oleaginosa, o rendimento para cada 100 grãos é de 160 gramas, enquanto para a BRS 359RR a rentabilidade é de 170 gramas para o mesmo número de sementes.
A nova cultivar também é resistente a doenças, como o cancro da haste, podridão parda da haste, podridão radicular de fitóftora, mosaico comum da soja e ao nematoide Rotylenchulus reniformis. O pesquisador conta que uma grande vantagem da BRS 359RR é o fato de ter crescimento indeterminado, diferente da BRS360. Isto é, depois que planta floresce, entre 40 e 50 dias depois do plantio, a nova variedade continua crescendo.
Outra característica da BRS 359RR é a tolerância à falta de água por causa do seu vasto sistema radicular. Por isso, o plantio é indicado para regiões com maiores altitudes, como Norte, Oeste e Noroeste do Paraná e o Sul do Mato Grosso do Sul. De acordo com Conte, a semeadura deve ser feita preferencialmente entre 30 de outubro a 5 de novembro. As sementes da nova cultivar já estão disponíveis para a safra 2014/2015 e poderão ser encontradas nos colaboradores da Fundação Meridional.
Comentar