Qual é o perfil do produtor rural brasileiro? Que hábitos ele possui e qual o seu comportamento frente das mudanças tecnológicas que atingem a sociedade? Para responder a essa e outras questões a Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócios (ABMR&A) promoveu uma pesquisa com esses objetivos.
Os primeiros estudos foram realizados pela associação em 1991/92 e entre as mudanças nesse período percebe-se a evolução da participação da mulher no setor, que era de 1% e agora atinge a casa dos 10%. Da mesma forma, o descarte de embalagens de defensivos, que se tornou uma prática comum em 86% das propriedades rurais.
No total foram entrevistados 2.581 produtores nos maiores mercados produtores ligados às principais culturas agrícolas (no total de nove) e quatro rebanhos (pecuária de corte, leite, avicultura e suinocultura). Os Estados participam representam 70% da produção das culturas ou criação agropecuária.
As entrevistas foram realizadas em pequenas, médias e grandes propriedades ou pelo tamanho do rebanho/plantel criado para comercialização. Para definição da amostragem a ABMR&A utilizou como fonte o “Mapa da Mina 2012/2013”, uma publicação da Rede Globo, que contém informações sobre 24 itens do agronegócio entre produtos agrícolas e proteínas animais, que juntos representaram um faturamento (2012) de R$ 364 bilhões.
Essa é uma síntese do estudo sobre o perfil do produtor rural brasileiro, que está se adequando não só as exigências competitivas do mercado, mas também adquirindo novos hábitos e comportamentos.
Leia a matéria completa, clique aqui
Comentar