A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura informou que foi criado um grupo de trabalho para analisar e opinar sobre os aspectos técnicos da importação de bananas do Equador. Segundo a assessoria de imprensa do ministério, não é permitido importar a fruta equatoriana, e o que esse grupo de trabalho fará será definir se é possível ou não autorizar essa importação.
Segundo portaria publicada na última semana no Diário Oficial da União, o grupo será composto pelo coordenador-geral de proteção de plantas do Departamento de Sanidade Vegetal (coordenador do grupo de trabalho), o chefe da divisão de análise de risco de pragas, além de pesquisadores da Embrapa e da Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (APTA).
Conforme a portaria, até a conclusão dos trabalhos desse grupo, fica suspensa a aprovação de plano de trabalho que contenha medidas para diminuição do risco para importação de bananas do Equador (previsto pela Instrução Normativa nº 3 de 20 de março de 2014).
O principal argumento contrário à importação de banana do Equador é de que a operação pode trazer pragas e doenças à produção brasileira.
Fonte: Valor Online – 07/08/2014
Comentar