Atendendo a solicitação da FAEP de apoio à comercialização do trigo, a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab) realizará, em 24 de fevereiro, leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (PEPRO) e leilão de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) para 250 mil toneladas.
No Paraná serão ofertadas 100 mil toneladas da seguinte forma:
1) PEPRO – serão ofertadas 50 mil toneladas, safra 2016/17, com PH 78, tipo 1, considerando os preços mínimos de R$ 38,65 por saca para o trigo pão e R$ 40,48 por saca para o trigo melhorador. O valor do prêmio será definido com até dois dias de antecedência da realização do leilão.
2) PEP – serão ofertadas 50 mil toneladas, safra 2016/17, exclusivamente da classes pão e melhorador, com escoamento para qualquer localidade, exceto os Estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O prêmio também será definido com até dois dias de antecedência da realização do leilão.
A diferença entre as duas modalidades é que no PEPRO o prêmio é pago ao arrematante, que será a cooperativa ou o produtor. No PEP, o prêmio é pago à indústria moageira, cooperativas, suinocultores e avicultores com indústrias de ração animal.
Consulte os editais dos leilões:
Consulte os explicativos das operações PEP e PEPRO:
Comentar